segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PROJETO Folclore


Sou nova nessa "coisa" de blog, mas se é pra criar quero que tenha a minha cara. Minha ideia não é copiar e postar atividades de outros blogs, mas sugerir leituras, artigos, cursos, outros blogs e principalmente compartilhar o sucesso de alguns de meus projetos, trabalhos e produções. 
Em minha primeira postagem sugeri uma leitura do site da Nova escola com tudo sobre leitura. Acredito muito no trabalho com o estudo, análise, leitura, reescrita e produção de gêneros diversos e venho praticando muito isso com meus alunos.
Desde o início do mês de agosto eu e minhas turmas fizemos leituras de diferentes gêneros e trabalhamos com reescritas e produções de autoria. Trabalhei com todos os alunos juntos do 1º ao 5º: Foram reescritas e ilustrações de trava-línguas, reescritas de lendas para exposição em painel, resumo e ilustração de lendas para um jogo da memória, reescrita de parlendas, de provérbios e produções de textos explicando os significados dos prvérbios. 
Foi um trabalhão!! Mas o resultado foi ótimo! Painéis, um jogo da memória, um livro de parlendas e um dicionário de provérbios. Todos os textos foram produzidos pelos alunos e passaram por momentos de leitura, estudo e revisões. Neste trabalho é possível que o professor trabalhe com ortografia e gramática sem isolar palavras e frases de textos verdadeiros, sem tirar o sentido da escrita, sem ignorar a finalidade da produção textual. Afinal, quem escreve, escreve para alguém ler, escrever para o professor corrigir e colocar na pasta não tem o mesmo gostinho de escrever para um público, para a produção de um jogo ou de um livro, não é? Veja as fotos dos nossos trabalhos! 
Painel de Lendas - Reescritas.
Painel de Trava-línguas - Leitura e produção de ilustrações.


Capa do livro - Dicionário de provérbios
Dicionário de provérbios
Exemplo da produção individual dos alunos no dicionário de provérbios.
Exemplo da produção individual dos alunos  no dicionário de provérbios.
Livro com reescrita de parlendas.
Exemplo de produção individual dos alunos  no livro de parlendas.
Caixa produzida pelos alunos para o jogo da memória.
Jogo da memória do Folclore 

    
Jogo da Memória - Imagem + Texto
Exemplo de produção individual dos alunos no jogo da memória.
    

Um comentário:

  1. É isso aí Bruna! O Blog é uma ferramenta maravilhosa de compartilhamento, nós fazemos tantas coisas boas e agora podemos mostrar nosso trabalho.

    ResponderExcluir